FACEBOOK
  • Grey Facebook Icon
LOCALIZAÇÃO

(Largo Cónego Manuel Simões Inácio N.º192

2440-106 Batalha

(Portugal)

Emails:

cartorioparoquialbatalha@hotmail.com

paroquiadabatalha@hotmail.com

A 14 de setembro de 1512 era criada a paróquia da Batalha, que surgia de um desmembramento da de Santo Estevão de Leiria. A sua fundação originou a construção da igreja matriz, também conhecida como Paroquial de D. Manuel, por ter sido este soberano, a pedido dos batalhenses, que a mandou erguer.

Decorridos 500 anos, a paróquia tem diversos centros de culto, que se congregam nas diversas celebrações paroquiais, das quais se destaca as Festas da Santíssima Trindade.

SOBRE NÓS

© Paróquia Da Batalha 2016

CONHEÇA A IGREJA

Iniciada a sua construção em 1514, por iniciativa do rei D. Manuel, a pedido dos habitantes da vila, uma vez que o Mosteiro não dispunha de serviço paroquial para a população local, é um testemunho importante da fase manuelina da vila da Batalha.

A data de 1532, inscrita no portal principal, assinala a conclusão das obras, que se pensa terem sido conduzidas por Boitaca. É uma igreja de nave única coberta de madeira, com capela-mor quadrangular com abóbada estrelada. Ao longo da história, o templo foi enriquecido por campanhas parcelares, de que se destacam a tardo-barroca levada a cabo na década de 70 do séc. XVIII e a revivalista já no séc. XX, contemplando esta última, no exterior, a substituição do arruinado campanário, provavelmente setecentista, pela torre sineira actual e, no interior na capela-mor, a colocação do retábulo de pedra renascentista, altar de embutidos em mármore que foi transferido do Mosteiro, da Capela dos Mártires, de descendentes de Lopo Dias de Sousa. Referência ainda no interior, para o formoso arco cruzeiro, para a pia batismal de cantaria igualmente proveniente do Mosteiro e para o revestimento azulejar vindo do extinto Convento Ara-Coelis, em Alcácer do Sal.

SEJA BEM VINDO(A)
ACÓLITOS SÃO NUNO

O grupo de Acólitos São Nuno servem ao altar da eucaristia na Paróquia da Batalha.

O Grupo de Jovens "Para Sempre", é um grupo que pertence à Paróquia da Batalha e à Diocese Leiria-Fátima.

GRUPO DE JOVENS "PARA SEMPRE"

O "jornal" com informações sobre os eventos da semana a decorrer, horários e locais onde as missas decorrem na nossa paróquia.

ECOS DO DOMINGO
CATEQUESE

Informações sobre a catequese.

Inscrições para a catequese

PRÓXIMOS EVENTOS

----------

----------

 

--------
--------

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês"

 

 

Mateus, 3:33

---------

---------

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now